Skip navigation and go to main content

Botox

Botox é o procedimento no qual utilizamos a Toxina Botulínica no tratamento de rugas da face. Trata-se de um procedimento ambulatorial, isto é, realizado no consultório médico, sem a necessidade de anestesia, jejum ou curativos, onde, após o procedimento, o paciente é liberado para trabalhar ou ir para casa.

A Toxina Botulínica é um medicamento que causa a paralisia da musculatura onde for empregada. Rugas da face surgem devido ao envelhecimento da pele, exposição solar excessiva, tabagismo (rugas estáticas) e devido aos movimentos dos músculos da face (rugas dinâmicas). Ainda, as rugas são classificadas em finas, médias e profundas conforme o grau de profundidade na pele.

A Toxina Botulínica é indicada, na maioria das vezes, para o tratamento de rugas finas e dinâmicas (rugas que aparecem com o movimento dos músculos da face). Rugas médias e profundas e rugas estáticas (rugas vistas sem o movimento dos músculos) têm resolução parcial com o Botox. Nesses casos, na maioria das vezes, estão indicados procedimentos cirúrgicos, como o lifting facial (cirurgia do rejuvenescimento da face), cirurgia das pálpebras e da elevação da sobrancelha, com a utilização da toxina botulínica como complementação ao tratamento cirúrgico. As áreas comumente tratadas com a Toxina Botulínica são as rugas entre os olhos, na região da testa, ao redor dos olhos (rugas conhecidas como Pés de Galinhas), lábios e pescoço. É possível, atualmente, utilizando a toxina, amenizar as rugas dos lábios (conhecidas com Rugas em Código de Barras), subir a ponta do nariz quando levemente caída e as rugas ou bandas da região do pescoço. É possível, também, promover uma elevação, uma subida da sobrancelha, quando a sobrancelha encontra-se levemente caída, utilizando uma técnica correta.

O tempo de ação da toxina botulínica, isto é, o tempo que após ser utilizada realizará a função de tratar as rugas da face, é de 04 a 06 meses. Após esse período, as alterações da face retornam e se faz necessário uma nova aplicação. Não há contra-indicações na utilização da toxina botulínica e o paciente não desenvolve resistência ou dependência a essa medicação. Os resultados já podem ser observados na 1ª semana.

 
  • Moinhos de Vento
  • Rua Mostardeiro, 780/502
  • Porto Alegre, RS, Brasil
  • CEP 90430-000