Skip navigation and go to main content

Perguntas Frequentes

Show all / Hide all

fold faq

Quantos quilos vou emagrecer com a abdominoplastia?

Sendo uma cirurgia que retira determinada quantidade de pele e gordura, evidentemente haverá uma redução no peso corporal, que varia de acordo com o volume do abdomen de cada paciente. Não são, entretanto, os "quilos" retirados que definirão o resultado estético, mas sim as proporções que o abdome manterá com o restante do tronco e os membros. Paradoxalmente, os abdomens que apresentam melhores resultados estéticos são justamente aqueles em que se fazem as menores retiradas.

Assim é que a maioria das mulheres apresentam certa "flacidez" do abdome após 1 ou vários partos, com predominância de pele sobre a quantidade de gordura localizada na região. Estes casos nos permitem excelentes resultados. Em outros casos, em que o paciente está com o peso acima do normal, o resultado também será compensatório e proporcional ao restante do corpo; entretanto, vale a pena lembrar que "excesso de gordura" em outras regiões vizinhas do abdome ainda existirá, o que nos leva a aconselhar àquelas que assim se apresentem a prosseguir com um tratamento clínico, para equilibrar as diversas partes entre si. 

fold faq

A abdominoplastia deixa cicatriz muito visível?

A cicatriz resultante de uma abdominoplastia localiza-se horizontalmente logo acima da implantação dos pelos pubianos, prolongando-se lateralmente em maior ou menor extensão, dependendo do volume do abdome a ser corrigido. Esta cicatriz é planejada para ficar escondida sob as roupas de banho (há casos, mesmo em que a própria "tanga" poderá ser usada), e certamente passará por vários períodos de evolução até o amadurecimento.

fold faq

Em quanto tempo atingirei o resultado definitivo da abdominoplastia?

Nos primeiros meses, o abdome apresenta uma insensibilidade relativa, além de estar sujeito a períodos de "inchaço", que regride espontaneamente. Nesta fase, poderá ficar com aspecto de "esticado" ou "plano". Com o decorrer dos meses, tendo-se iniciado os exercícios orientados para modelagem, vai-se gradativamente atingindo o resultado definitivo. Nunca se deve considerar como definitivo de uma abdominoplastia qualquer resultado, antes de 6 meses de pós-operatórios.

fold faq

É verdade que será feito um umbigo novo?

Não. O seu próprio umbigo será reinserido e, se necessário, remodelado. Deve-se levar em conta que, circundando o umbigo existirá uma cicatriz que sofrerá a mesma evolução da cicatriz inferior (descrita no item anterior). Pelo fato de ser uma cicatriz circular, em alguns casos a evolução poderá não ser aquela que se deseja, dando como resultado um aspecto "artificial". Isto acontece em decorrência da anomalia na evolução cicatricial de certas pacientes, o que, entretanto, é passível de correção, mediante "retoque" sob anestesia local, após alguns meses. 

fold faq

A Dermolipectomia Abdominal corrige aquele excesso de gordura sobre a região do estômago?

Nem sempre. Isto depende do seu tipo de tronco (conjunto tórax + abdome). Se ele for do tipo curto, dificilmente será corrigido. Sendo do tipo longo, o resultado será mais favorável. Também tem grande importância, sob este aspecto, a espessura do panículo adiposo (espessura da gordura) que reveste o corpo. Às vezes é necessário associar a lipoaspiração com a abdominoplastia, para retirada de gordura e modelagem do abdomen. 

fold faq

Poderei ter filhos futuramente? O resultado não ficará prejudicado?

O seu médico ginecologista lhe dirá da conveniência ou não de nova gravidez. Quanto ao resultado, poderá ser preservado, desde que na nova gestação seu peso seja controlado por aquele especialista. Aconselhamos entretanto, que tenha todos os filhos programados antes de se submeter a uma dermolipectomia abdominal. 

fold faq

Ouvi dizer que o pós-operatório da Dermolipectomia Abdominal é muito doloroso. é verdade?

Uma dermolipectomia de evolução normal não deve apresentar dor. O que existe é um grande equívoco por parte de certas pacientes, que são operadas simultaneamente de cirurgias ginecológicas associadas à dermolipectomia e relatam por isso, dores pós-operatórias. Nem todos os cirurgiões costumam recomendar esta associação de cirurgias, por constituírem menos favoráveis. 

fold faq

Há perigo na cirurgia de abdominoplastia?

Raramente a cirurgia de dermolipectomia traz sérias complicações, desde que realizada dentro de critérios técnicos. Isto se deve ao fato de se preparar convenientemente cada paciente para o ato operatório, além de ponderarmos sobre a conveniência de associação desta cirurgia simultaneamente a outras. O perigo não é maior nem menor que uma viagem de avião ou de automóvel, ou mesmo o simples atravessar de uma rua. 

 

fold faq

Que tipo de anestesia é utilizada na abdominoplastia?

Anestesia geral, peridural ou similar. 

fold faq

Qual a evolução pós-operatória da abdominoplastia?

Não se deve esquecer que, até que se consiga atingir o resultado almejado, diversas fases são características deste tipo de cirurgia, por isso poderá lhe ocorrer alguma preocupação no sentido de "desejar atingir o resultado final antes do tempo previsto". 

Lembre-se que nenhum resultado de cirurgia do abdome deverá ser considerado como definitivo antes dos 6 aos 12 meses. 

fold faq

Existe uma maneira de prever como ficará minha cicatriz? Será que tenho quelóide?

Sem dúvida, esta é uma das questões mais levantadas nos consultórios de cirurgia plástica. Até mais do que a forma da área operada, o paciente se atenta à qualidade da cicatriz, inferindo a ela o sucesso ou não da cirurgia.

Porém, há inúmeros fatores que influenciam a cicatrização. Podemos dividi-los em três grupos:  

     1. Fatores inerentes ao paciente

Genética: Há pacientes que mesmo com condições ruins à cicatrização, evoluem para uma cicatriz de boa qualidade, ao passo que outros, sob as melhores condições, evoluem para o quelóide. O quelóide, uma cicatriz grossa, em alto relevo, geralmente avermelhada, tem prevalência em negros e asiáticos, o que demonstra nítida influência genética. Creio ser este o fator preponderante na cicatrização.

Nutrição: Vários fatores nutricionais influenciam na boa cicatrização. Podemos citar as vitaminas A, B, C, cobre, zinco, ferro, ácido fólico. A anemia, a hipoalbuminemia, assim com a falta de vitaminas podem comprometer a boa cicatrização.

Patologias específicas: Há algumas patologias que interferem diretamente na cicatriz. Diabetes, obesidade, doenças do colágeno, distúrbios de coagulação e outras, acabam por interferir no processo cicatricial.

     2. Fatores intra-operatórios:

De responsabilidade do cirurgião, os fatores referentes ao ato cirúrgico devem ser minuciosamente controlados. São eles: técnica cirúrgica apurada, qualidade dos fios utilizados, anti-sepsia (limpeza da área operada), sangramento intra-operatório, tensão na cicatriz (toda cicatriz sob tensão excessiva tende ao alargamento).

     3. Fatores pós-operatórios:

De responsabilidade do paciente, os fatores pós-operatórios podem comprometer o resultado da cirurgia, mesmo auxiliado por uma genética favorável. 

Tensão na cicatriz: a cicatrização é um processo complexo e duradouro. Segue etapas cronológicas independentes da vontade e anseio do paciente. Toda cicatriz ates de 2 meses ainda não está forte suficiente para ser submetida à tração, sem alargar. Esta é a razão porque cada cirurgia tem limitações, como não elevar os braços depois da mamoplastia, não esticar o abdômen depois da abdominoplastia, etc. 

Sangramento: O sangramento ativo ou o hematoma podem advir de esforços pós-operatórios. Por este motivo é que não se devem fazer esforços físicos nos primeiros 21 dias. 

Infecção: A limpeza e cuidados nos curativos são essenciais para evitar a contaminação da cicatriz em fase inicial. 

Medicamentos: alguns medicamentos interferem diretamente no processo cicatricial e devem ser evitados. São exemplos os corticóides, isotretinoína, B-aminopropionitrila, d-penicilamina, colchicina.

 Finalizando, a conjunção destes fatores determinará a qualidade da cicatriz final, que poderá ser a ideal (fina, plana e clara) ou com variações inestéticas (larga, deprimida, elevada, grossa, etc.).

fold faq

Existe uma idade ideal para se operar as pálpebras?

Não existe uma idade ideal, mas sim, a oportunidade ideal. Essa oportunidade é determinada pela presença do defeito a ser corrigido e poderá ocorrer em qualquer idade

fold faq

E as cicatrizes da blefaroplastia são visíveis? Onde se localizam?

Sendo a pele das pálpebras de espessura muito fina, as cicatrizes tendem a ficar praticamente disfarçadas nos sulcos da pele. Para tanto, deve ser aguardado o período de maturação da cicatriz (3 meses). Pela sua localização são passíveis de serem disfarçadas com uma maquiagem leve, desde os primeiros dias. 

 

fold faq

Qual o tipo de anestesia utilizada na blefaroplastia?

Pela extensão da cirurgia e boa qualidade dos anestésicos, a maioria dos casos é operada sob anestesia local (em alguns casos, poderemos dar uma sedação prévia). Raramente são feitas sob anestesia geral. Reservamos esta última conduta para os casos em que clinicamente está contra-indicada a anestesia local (raros) ou mesmo, quando a blefaroplastia esteja sendo feita simultaneamente a outras cirurgias. 

 

fold faq

Há dor no pós-operatório de blefaroplastia?

Geralmente não. Mesmo que ocorra uma sensibilidade maior ou pequenos surtos de dor, estes poderão ser perfeitamente controlados com o uso de analgésicos comuns. 

fold faq

As pálpebras ficam muito inchadas? Por quanto tempo?

O edema (inchaço) das pálpebras varia de paciente para paciente. Existem aqueles (as) que já no 4º ou 5º dia apresentam-se com um aspecto bastante natural. Outros existem que irão atingir este resultado após o 8º dia ou mais. Mesmo assim, os 3 primeiros dias do pós-operatório são aqueles em que existe maior "inchaço" das pálpebras. O uso de óculos escuros poderá ser útil nesta fase, assim como a utilização de compressas frias diminui a intensidade do edema. Somente após o 3º mês é que poderemos dizer que o edema residual é discreto e não compromete o resultado final. 

 

fold faq

Quanto tempo dura a cirurgia das pálpebras ?

Normalmente, em torno de 60 minutos. Dependendo do caso, existem detalhes que podem prolongar este tempo. Mesmo assim, raramente ultrapassam 50 % do tempo básico previsto. 

fold faq

O que são as "manchas roxas" observadas em certos casos?

Nada mais são do que a infiltração do sangue na pele subjacente, e mesmo na conjuntiva ocular; são devidas ao próprio trauma cirúrgico. Isto, entretanto, não constitui qualquer problema futuro e não é considerado como complicação, mas sim, uma intercorrência transitória e reversível. Geralmente somem com 14 dias da cirurgia 

fold faq

Quando atingirei o resultado definitivo da blefaroplastia?

Após o 6° mês. Entretanto, logo após o 8º dia já teremos aproximadamente 50 % do resultado almejado, sendo que nas 2 ou 3 semanas subseqüentes esse percentual tende a melhorar acentuadamente. 

 

fold faq

A Cirurgia Estética das Mamas deixa cicatrizes?

Toda cirurgia deixa cicatrizes, porém no caso da mamoplastia, a cicatriz dependerá do tipo de mama e quantidade de tecido a ser retirado. Desta forma, a cicatriz pode ser em “T”, “L” ou periareolar.


fold faq

Ouvi dizer que algumas pacientes ficam com cicatrizes muito visíveis após redução das mamas. Por que isso acontece?

Certas pacientes apresentam tendência à cicatrização hipertrófica ou ao quelóide. Esta tendência, entretanto, poderá ser prevista, até certo ponto, durante a consulta inicial, quando lhe fazemos uma série de perguntas sobre sua vida clínica pregressa, bem como características familiares, que muito ajudam quanto ao prognóstico das cicatrizes. Pessoas de pele clara têm menor probabilidade de sofrer desta complicação.


fold faq

Existe correção para cicatrizes hipertróflcas?

Vários recursos clínicos e cirúrgicos nos permitem melhorar cicatrizes inestéticas, na época adequada. Não se deve confundir entretanto, o “período mediato” da cicatrização normal (do 30º dia até o 6º mês) como sendo uma complicação cicatricial. Qualquer dúvida a respeito da sua evolução deverá ser esclarecida conosco e nunca com terceiros que, como você, “também estão apreensivos quanto ao resultado final”. 

fold faq

Como ficarão minhas novas mamas, em relação ao tamanho e consistência?

As mamas podem ter seu volume reduzido através da cirurgia; além disso sua consistência e forma também são melhoradas com esta intervenção. Assim é que, para os casos de redução de volume e levantamento de sua posição, podemos optar por vários volumes, dentro das possibilidades que a mama original nos permita planejar, sem comprometê-la futuramente. Aqui, como no caso do aumento do volume, deverão ser equilibradas as proporções entre o volume da nova mama e o tamanho do tórax da paciente a fim de obtermos maior harmonia estética. 

fold faq

Em quanto tempo atingirei o resultado definitivo após a mamoplastia redutora?

Apesar do resultado imediato ser muito bom, somente entre o 6o e 12º mês é que as mamas atingirão sua forma definitiva.

fold faq

No caso de nova gravidez, o resultado da mamoplastia redutora permanecerá ou ficará prejudicado?

Durante a gravidez a mama aumenta, reduzindo após a lactação. Isto leva à distensão da pele, que poderá não retornar ao normal após a lactação. Caso isso aconteça haverá uma ptose (queda) da mama. A lactação geralmente não fica prejudicada, podendo ser afetada em casos de grandes reduções (gigantomastias).

fold faq

O pós-operatório da Cirurgia Mamária é muito doloroso?

Em geral não, desde que você obedeça às instruções médicas, principalmente no que tange à movimentação dos braços, esforços e demais cuidados nos primeiros dias. 

fold faq

Por quanto tempo tenho que usar o soutien cirurgico?

Por 30 dias ao menos. 

fold faq

Quando poderei retornar a minha ginástica após a cirurgia de redução das mamas?

Geralmente após 60 dias.

fold faq

A Mamoplastia de Aumento deixa cicatrizes?

Toda cirurgia deixa cicatrizes. Felizmente, esta cirurgia nos permite colocar as cicatrizes em locais disfarçados. A cicatriz costuma ser pequena e de boa qualidade, o que somado à uma localização oculta a torna bastante discreta. O tamanho da cicatriz será o menor possível para se colocar a prótese de mama, geralmente 4cm.


fold faq

Onde se localizam as cicatrizes na cirurgia de aumento das mamas?

Alguns cirurgiões as situam no sulco formado entre a mama e o tórax. Outros, na área da aréola, e até mesmo na axila. O tamanho das cicatrizes é o mesmo, independente do local, pois é o menor tamanho que possibilite a colocação da prótese de mama escolhida (geralmente 4 cm para próteses em torno de 260 ml).


fold faq

Como ficarão minhas novas mamas, em relação ao tamanho e consistência depois da Mamoplastia de aumento?

As mamas podem ter seu volume aumentado através da cirurgia de prótese de mama. Além disso, almejamos melhorar sua consistência e forma com a intervenção cirúrgica. Assim é que, neste caso, pode-se escolher o novo volume, pois dispomos de vários tamanhos de peças de silicone a serem introduzidas. Existe uma harmonia entre o volume ideal das mamas e o tamanho do tórax, característica esta que deve ser preservada no planejamento da cirurgia.A prótese de mama tem uma consistência maior do que o tecido normal da mama, logo para pacientes com pouca glândula é comum um certo grau de aumento da consistência das mamas após a colocação das próteses.



 

fold faq

Posso escolher a forma da Prótese que quiser?

Cada paciente difere entre si em relação ao volume, consistência e forma das mamas. Logo, não é porque uma amiga ou modelo colocou certo tipo e volume de prótese de mama que você colocará igual. Uma prótese de mama de 260 ml pode ser ideal para uma paciente de 1,65m, mas poderá ser grande para outra de 1,50m de biótipo magro. Logo, cada paciente tem uma prótese de mama ideal, que será escolhida em consulta após o exame minuncioso das mamas e do biótipo da paciente.


fold faq

Existe risco da Prótese de Mama estourar?

As próteses de mama são de material bastante resistente e distensível. Um trauma teria que ser muito forte para estourá-las. No caso de uma ruptura por trauma, provavelmente a prótese ajudaria a evitar maiores danos ao pulmão e costelas, por atuar como um absorvente do impacto. Neste caso, a prótese poderia ser trocada pela mesma cicatriz da mamoplastia de aumento.


fold faq

Quando atingirei o resultado definitivo da Mamoplastia de Aumento?

Apesar do resultado imediato ser muito bom (70%), somente no período tardio é que as mamas atingirão sua forma definitiva ( após 6 meses). A maior parte do edema (inchaço) sai depois de 2 meses da colocação das próteses, sendo este o período de maiores mudanças na forma das mamas.

fold faq

No caso de nova gravidez, o resultado permanecerá ou ficará prejudicado?

Durante a gravidez a mama aumenta, reduzindo após a lactação. Isto leva à distensão da pele, que poderá não retornar ao normal após a lactação. Caso isso aconteça poderá ocorrer uma ptose (queda) da mama. A prótese em si não sofre alterações com a gravidez ou amamentação.

fold faq

A Prótese de Mama interfere na amamentação?

Não. Tanto a prótese colocada submuscular, quanto a submamária ficam situadas abaixo da glândula, não interferindo de nenhuma forma no crescimento mamário durante a gravidez e na amamentação.


fold faq

O Pós-operatório da cirurgia de mama de aumento é doloroso?

Geralmente não, desde que você obedeça às instruções médicas, principalmente no que tange à movimentação dos braços, nos primeiros dias. Eventualmente poderá ocorrer manifestação dolorosa, que facilmente cederá com os analgésicos receitados. A mamoplastia de aumento com prótese colocada abaixo do músculo é mais dolorosa do que a colocada acima.


fold faq

Há alteração de sensibilidade das mamas, após a Mamoplastia de Aumento?

É comum alguma alteração da sensibilidade após a introdução das próteses de mama. Geralmente há um retorno progressivo da sensibilidade das mamas até a normalidade, o que poderá demorar alguns meses.


fold faq

Há perigo na Mamoplastia de Aumento?

Raramente a cirurgia plástica de mamoplastia de aumento sofre complicações sérias. Isto se deve ao fato de se preparar devidamente cada paciente, além de ponderarmos sobre a conveniência de associação desta cirurgia, simultaneamente a outras.

fold faq

A Mamoplastia de Aumento corrige a flacidez da mama?

A prótese de mama serve para aumentar o volume da mama, preenche-la. No caso de um pequeno excesso de pele, será corrigido. Porém, em caso de grande flacidez (ptose-queda), será necessário retirar pele, podendo ou não ser colocada a prótese no intuito de aumentar o volume da mama.

fold faq

É possível haver rejeição da Prótese de Mama?

Não existe rejeição da prótese. A rejeição, para os médicos, é quando há formação de anticorpos contra alguma estrutura (por exemplo, em um transplante). Como o silicone é inerte, não leva à produção de anticorpos, não há rejeição. O que geralmente os leigos chamam de rejeição da prótese de mama é na verdade a contratura da cápsula, formada em torno da prótese.

fold faq

O que vem a ser a retração da cápsula da Prótese de Mama?

É uma retração exagerada da cápsula fibrosa do organismo (que se forma em torno da prótese), que determina certo grau de endurecimento à região, quando palpada. Certo percentual de casos poderá estar sujeito à tal retração; entretanto, se isto ocorrer em grau acentuado, as próteses de mama poderão e deverão ser retiradas, através das mesmas cicatrizes, em ato cirúrgico simples, sob anestesia local. Cirurgião e paciente poderão ponderar sobre a conveniência ou não da reintrodução de próteses menores ou outra conduta que melhor se adapte ao caso, no mesmo ato ou em tempo posterior. A retração da cápsula nunca reflete imperícia do cirurgião, mas sim, um comportamento anômalo do organismo das pacientes que a apresentam. Sua ocorrência gira em torno de 5% dos casos. Os leigos costumam chamar de "rejeição" a contratura da cápsula, porém a mamoplastia de aumento não produz a verdadeira rejeição, por ser o silicone inerte e não levar à produção de anticorpos.

fold faq

É possivel associar outra plástica à Mamoplastia de Aumento?

Sim. É muito comum a associação outras de cirurgias plásticas com a mamoplastia de aumento, como, por exemplo, a rinoplastia, lipoaspiração, abdominoplastia. A possibilidade de associar mais de duas cirurgias será avaliada pelo cirurgião, tendo em vista a extensão da cirurgia.

fold faq

A cirurgia da orelha em abano deixa cicatrizes?

Toda cirurgia plástica deixa cicatriz. A cicatriz da Otoplastia geralmente é quase imperceptível, por localizar-se atrás da orelha, no sulco formado por esta e o crânio. Além do mais, como se trata de região de pele muito fina, a cicatriz tende a ficar "quase inaparente".

fold faq

Qual o tipo de anestesia da Otoplastia?

Crianças: anestesia geral.
Adultos: anestesia local com sedação assistida ou a critério

fold faq

Qual a idade ideal para a otoplastia?

A orelha apresenta grande crescimento até os 5 a 6 anos. A partir desta idade já é possível a cirurgia. A otoplastia realizada na infância tem a vantagem de evitar estigmas e apelidos indesejáveis, comuns na fase escolar. Porém, muitos fazem a cirurgia na fase adulta, com alto grau de satisfação.


fold faq

É necessário cortar o cabelo para operar?

Não. A otoplastia poderá ser realizada sem cortar o cabelo. Um cabelo mais longo, comum em pacientes que têm orelhas em abano, ajudará a disfarçar a fase de inchaço e roxidão inicial.


fold faq

Há dor no pós-operatório da Otoplastia?

Geralmente não. Quando houver a intercorrência de dor, poderemos combatê-la com analgésicos comuns.


fold faq

Como fica a orelha logo depois da Otoplastia?

É comum um edema (inchaço) e equimose (roxidão) moderados nas orelhas, que apresentam grande regressão em até 21 dias. Depois deste período é comum a sensação de latejamento ou inchaço (não perceptível) principalmente em dias quentes, que também regridem com o passar do tempo.

fold faq

Como fica a sensibilidade da orelha operada?

Na otoplastia há o descolamento da pele para que se corrija a forma da cartilagem da orelha. Logo, pequenos nervos que dão a sensibilidade à pele são lesados, o que leva a uma sensação de insensibilidade da orelha. Esta alteração de sensibilidade é geralmente transitória e costuma retornar gradativamente em poucos meses.


fold faq

Quando são retirados os pontos após a otoplastia? há dor?

Não há retirada de pontos pois estes são absorvíveis.

fold faq

Quando poderei voltar às atividades?

Após dois dias da otoplastia é possível voltar ao trabalho de escritório. Exercícios não deverão ser realizados por 21 dias, retornando gradativamente. Esportes de contato, com risco de trauma na orelha, precisarão esperar por no mínimo 2 meses.

fold faq

Em quanto tempo se atingirá o resultado definitivo da Otoplastia?

Assim que se retira o curativo já teremos em torno de 80 % do resultado almejado, porém haverá edema e equimose (inchaço e roxidão). Após 6m é que se alcança o resultado será definitivo, pois esse é o tempo do amadurecimento da cicatriz.

 

fold faq

Não há o risco de "voltar o problema do abano" após a cirurgia?

Desde que devidamente conduzida a otoplastia, o resultado será definitivo. Convém salientar que uma leve assimetria sempre ficará, pois, mesmo as pessoas não operadas e que tenham orelhas normais, não apresentam simetria absoluta. Como a cicatriz demora pelo menos 2 meses para ganhar força, é importante que não haja trauma ou manipulação que force a orelha neste período, pois neste caso poderia haver alteração da forma obtida na cirurgia e perda do resultado da otoplastia.


fold faq

É possivel associar outras cirurgias plásticas à otoplastia?

Sim. É possível associar outras cirurgias à otoplastia, como por exemplo, lipoaspiração, rinoplastia, mamoplastia de aumento, outras.

 

fold faq

A Rinoplastia deixa cicatrizes?

Praticamente não  existem cicatrizes aparentes na cirurgia plástica estética do nariz. Isto porque as incisões (cortes) são feitas “dentro do nariz” ou nos sulcos; consequentemente  deixam vestígios inaparentes. Em casos especiais, quando as asas nasais são tratadas, existem duas pequenas cicatrizes nos sulcos entre as asas e a face que, com o passar das semanas, tornam-se praticamente imperceptíveis. Em outros casos (rinoplastia aberta), uma cicatriz quase imperceptível é colocada na ”columela” ( parte inferior do nariz ).


fold faq

Com a cirurgia plástica do nariz, poderei escolher a forma que eu desejar?

Não. Existe um equilíbrio estético entre o nariz e a face, equilíbrio este que o cirurgião deve observar, a fim de preservar a naturalidade e autenticidade dessa face. Cada caso é estudado minuciosamente, a fim de que se possa dar ao nariz a melhor forma possível, dentro das exigências da face. Outra limitação que existe é o próprio tipo tecido que o nariz apresenta: p. ex: um nariz de pele grossa jamais poderá se tornar tão fino e delicado como outro de pele fina. Logo, uma rinoplastia na Giselle Bundchen teria resultado diferente de uma rinoplastia no Mike Tyson.

fold faq

O resultado definitivo da "nova forma" é imediato?

Não. Várias fases são características do pós-operatório da cirurgia plástica do nariz. Assim é que, numa 1ª fase (logo após a retirada do gesso em torno o 7º dia ), apesar de corrigidos vários defeitos estéticos do nariz original, notamos um edema (inchaço) que vai diminuindo com o passar dos dias e que tende a desaparecer totalmente depois do 6º mês. Existem pacientes que atingem o resultado definitivo um pouco antes, bem como outros que ultrapassam este período. A persistência ou não do edema transitório por um período mais longo que o normal geralmente não interfere no resultado final. A maior parte do edema (inchaço) é reabsorvida nos dois primeiros meses pós rinoplastia, mas uma grande mudança já poderá ser vista no final do primeiro mês da cirurgia plástica do nariz.

fold faq

Como ficará minha respiração após a Rinoplastia?

A Rinoplastia estética visa, também, melhorar as condições respiratórias do paciente, quando estas condições são precárias no nariz original. Apesar de haver alguma dificuldade no pós-operatório mediato (algumas semanas), isto se deve ao fato do edema também existir na parte interna do nariz, assim como o movimento de "válvula respiratória" fica prejudicado nesse período, por alteração da elasticidade das asas. Com o decorrer do tempo tende a normalizar-se. Problemas respiratórios geralmente são ligados ao septo que, em muitos casos, é corrigido no mesmo tempo cirúrgico. Quando é necessária a correção simultânea do septo e pirâmide nasal, a cirurgia passa a ser chamada de rinosseptoplastia Problemas alérgicos como rinite não sofrerão nenhuma mudança com a rinoplastia.

fold faq

Por quanto tempo persiste o resultado da Rinoplastia?

O resultado de uma Rinoplastia é praticamente definitivo. Apenas se deve ressaltar que após a 5a. década de vida, qualquer nariz começa a apresentar alterações morfológicas, devido à transformação da qualidade da pele que o reveste.


fold faq

Há dor no pós-operatório da cirurgia plástica do nariz?

Geralmente não. A rinoplastia apresenta pós-operatório indolor. Quando ocorrer uma eventual dor, esta é facilmente combatida com analgésicos, que lhe serão receitados como preventivos.


fold faq

Quando poderei fazer exercícios físicos?

Os exercícos poderão ser realizados a partir de um mês. Esportes de contato devem esperar no mínimo por dois meses, principalmente nos casos em que foi preciso fazer fratura durante a rinoplastia.


fold faq

A Rinoplastia pode ser associada a outra cirurgia plástica?

Pode. É comum a associação da rinoplastia com cirurgia do septo nasal ou outras cirurgias plásticas, como prótese de mamas, lipo, lifting facial. A viabilidade da associação será discutida com o cirurgião durante a consulta, quando será previsto o tempo cirúrgico, a segurança da cirurgia, o pós-operatório, etc.


fold faq

Quantos anos vou rejuvenescer com o Lifting Facial?

Não é possível, através da cirurgia da face, transformar uma face de 40 anos em outra de 20. Apesar disto parecer óbvio, fazemos questão de frizá-lo pois certas informações errôneas são transmitidas por leigos, fazendo alguns pacientes acreditarem na possibilidade de se fazer “o relógio do tempo” ser retardado conforme sua vontade. Podemos confidenciar-lhe que nenhum cirurgião plástico logrará este intento. O que a cirurgia pode proporcionar é a correção de defeitos que o envelhecimento propiciou, como retirada do excesso de pele e suspensão das estruturas da face, o que acaba por levar à um rejuvenescimento.


fold faq

Como ficarão as cicatrizes após ritidoplastia? Desaparecerão?

A cirurgia plástica visa melhorar o aspecto da flacidez, rugas, sulcos, etc., dando assim um rejuvenescimento à face. As cicatrizes, entretanto, serão permanentes, apesar de irem se tornando cada vez menos visíveis com o decorrer do tempo. Enquanto isto não ocorre, recursos cosméticos como a maquiagem e penteados adequados  disfarçam perfeitamente o inconveniente criado pelas cicatrizes recentes. Além disso, cada paciente comporta-se diferentemente de outro(a), em relação à evolução das cicatrizes, podendo, mesmo, em certos casos, tornar-se praticamente inaparente. Apesar desta advertência prévia, muitos(as) pacientes costumam olvidar-se dos detalhes que são transmitidos durante a consulta inicial e passam a preocupar-se especificamente com a presença das cicatrizes, no período pós-operatório imediato e mediato. Esperamos que você não seja um(a) deles(as) e tenha sempre em seu poder este folheto de instruções. Pruridos (coceiras), ardor ou insensibilidade poderão ocorrer eventualmente sobre as cicatrizes. Isto será temporário e tenderá a desaparecer.

fold faq

Por quanto tempo persiste o resultado do Lifting Facial?

A cirurgia da face, pescoço e pálpebras rejuvenesce visualmente  esses territórios. “Ela retarda mas não interrompe o processo evolutivo do organismo”. O paciente continuará envelhecendo com o tempo, porém a partir de um visual mais jovem.


fold faq

Há risco na operação de Lifting Facial?

Raramente a cirurgia de rejuvenescimento facial determina sérias complicações. Entretanto, sendo um procedimento cirúrgico, ocasionalmente poderão ocorrer imprevistos na evolução como hematoma, cicatriz hipertrófica ou quelóide (por predisposição do paciente), necrose (mais comum em fumantes), infecção.


fold faq

Que tipo de anestesia é utilizada para a operação?

Tanto a anestesia geral quanto a local com sedação são utilizadas. Dependendo do seu caso, tomaremos a liberdade de sugerir-lhe a mais conveniente. O resultado final será o mesmo.

fold faq

Como é a evolução Pós-operatória do Lifting Facial?

Você não deve se esquecer que, até que se consiga atingir o resultado almejado, diversas fases evolutivas são características deste tipo de cirurgia. Assim é que edemas (inchaço), "manchas" de infiltrado sanguíneo, hipersensibilidade de algumas áreas, insensibilidade de outras, são comuns a todos os pacientes; evidentemente, alguns pacientes apresentarão estes fenômenos com menor intensidade que outros. Esperamos que você esteja neste grupo. Caso não esteja, não se preocupe. Dê tempo ao tempo, que o seu organismo se encarregará de dissipar todos estes pequenos transtornos que, infalivelmente, chamarão a atenção de alguma pessoa estranha, que não se furtará à observação: "Houve alguma complicação? Será que isto vai desaparecer?" É evidente que toda e qualquer preocupação de sua parte deverá ser a nós transmitida. Daremos esclarecimentos necessários para sua tranqüilidade.
Em tempo: Um curto período de “depressão emocional” poderá ocorrer nos primeiros dias, devido ao aspecto transitório. Isto é passageiro e geralmente advém da “ansiedade em ser atingir o resultado final o quanto antes”. Tenha paciência. Lembre-se que nenhum resultado de cirurgia estética da face deverá ser avaliado antes dos 3 meses pós-operatórios. O resultado final só é alcançado após 6 meses.

fold faq

Em quanto tempo se atingirá o resultado definitivo da Otoplastia?

Assim que se retira o curativo já teremos em torno de 80 % do resultado almejado, porém haverá edema e equimose (inchaço e roxidão). Após 6m é que se alcança o resultado será definitivo, pois esse é o tempo do amadurecimento da cicatriz.

fold faq

Como ficarão minhas novas mamas, em relação ao tamanho e consistência depois da Mamoplastia de aumento?

As mamas podem ter seu volume aumentado através da cirurgia de prótese de mama. Além disso, almejamos melhorar sua consistência e forma com a intervenção cirúrgica. Assim é que, neste caso, pode-se escolher o novo volume, pois dispomos de vários tamanhos de peças de silicone a serem introduzidas. Existe uma harmonia entre o volume ideal das mamas e o tamanho do tórax, característica esta que deve ser preservada no planejamento da cirurgia.

fold faq

Ouvi dizer que algumas pacientes ficam com cicatrizes muito visíveis após redução das mamas. Por que isso acontece?

Certas pacientes apresentam tendência à cicatrização hipertrófica ou ao quelóide. Esta tendência, entretanto, poderá ser prevista, até certo ponto, durante a consulta inicial, quando lhe fazemos uma série de perguntas sobre sua vida clínica pregressa, bem como características familiares, que muito ajudam quanto ao prognóstico das cicatrizes. Pessoas de pele clara têm menor probabilidade de sofrer desta complicação.


fold faq

Existe correção para cicatrizes hipertróflcas?

Vários recursos clínicos e cirúrgicos nos permitem melhorar cicatrizes inestéticas, na época adequada. Não se deve confundir entretanto, o “período mediato” da cicatrização normal (do 30º dia até o 6º mês) como sendo uma complicação cicatricial. Qualquer dúvida a respeito da sua evolução deverá ser esclarecida conosco e nunca com terceiros que, como você, “também estão apreensivos quanto ao resultado final”.


fold faq

Como ficarão minhas novas mamas, em relação ao tamanho e consistência?

As mamas podem ter seu volume reduzido através da cirurgia; além disso sua consistência e forma também são melhoradas com esta intervenção. Assim é que, para os casos de redução de volume e levantamento de sua posição, podemos optar por vários volumes, dentro das possibilidades que a mama original nos permita planejar, sem comprometê-la futuramente. Aqui, como no caso do aumento do volume, deverão ser equilibradas as proporções entre o volume da nova mama e o tamanho do tórax da paciente a fim de obtermos maior harmonia estética. 

fold faq

Em quanto tempo atingirei o resultado definitivo da mamoplastia redutora? ?

Apesar do resultado imediato ser muito bom, somente entre o 6o e 12º mês é que as mamas atingirão sua forma definitiva.


 

Outras Dúvidas?

Caso você não tenha encontrado a resposta para sua dúvida nest página, por favor, envie sua pergunta no formulário abaixo. Obrigado.

 
  • Moinhos de Vento
  • Rua Mostardeiro, 780/502
  • Porto Alegre, RS, Brasil
  • CEP 90430-000